quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A pronúncia do TH em inglês

Estava eu dando uma viajada pela net, quando encontrei este vídeo.

Trata-se de um dos "tabus" mais temidos pelos estudantes da língua inglesa: como pronunciar corretamente aquele "ordinário" TH como o encontrado nas palavras "with" e "Thurday".

Pois bem, aconselho você a assisti-lo. Como esse som "TH" não existe na língua portuguesa, nos parece até mesmo engraçado nos imaginarmos tentando reproduzir essa peripérsia com a língua. Parece-nos que qualquer pessoa com um pouquinho apenas de sanidade mental jamais faria algo como o mostrado neste vídeo.

Mas se pararmos um pouco e prestarmos atenção em um nativo falando inglês (veja em filmes, por exemplo), iremos perceber que esse fonema (e essa linguinha entre os dentes) é muito comum em inglês.

Então, fica aí a dica. Assista ao vídeo e treine bastante em casa. No início ficará meio artificial e (até mesmo) um pouco ridículo, mas com o tempo, você acaba se acostumando e aprendendo o ponto exato de onde colocar a língua para produzir tais sons.

Um comentário:

  1. Deixem aqui seus comentários.

    Você já consegue pronunciar estes fonemas com certa naturalidade ou ainda se "engancha" nas palavras quando tenta pronunciá-los?

    ResponderExcluir